Fracking America: Louis Minx e Jeff e Ronda Locker

A história de Jeff e Ronda Locker.

Jeff e Ronda vivem há 30 anos na mesma quinta, nos anos 90 uma empresa reativou o poço perto de sua casa. As coisas começaram a mudar, a roupa começou a ficar preta depois de lavada, aperceberam-se que havia um problema com as águas. Jeff recolheu umas amostras da água e descobriu que a água estava imprópria para consumo.

Jeff Locker, a Wyoming farmerO casal ameaçou processar a empresa de gás, a empresa pagou $21 mil dolares para ser instalado um sistema de filtragem.

Eles assinaram um acordo de não -divulgação com a empresa, mas a sua frustração é tanta que resolveram falar. Ronda ficou bastante doente com uma neuropatia que causa muitas dores.

Descobriram que o sistema não filtrava èteres de glicóis que corroem as membranas dos filtros. Deixaram de consumir a água de sua casa, comprando toda a água que consomem diariamente.

“Quando fizemos testes à água encontraram glicol, gastamos $4.000.” Diz Ronda

Os éteres de glicóis são inodoros, incolores e são um componente químico do plástico.

Louis Minx

loumeeksLouis Minx ficou a água estragada e a cheirar a gás. Em 2004 a empresa, Encana, construiu um poço, contabilizando 5 junto à casa de Louis, vários testes às aguas mostraram hidrocarbonetos.

A Encana, não assumiu a culpa. Louis foi obrigado a tentar criar outro poço na sua propriedade.

Ele diz que consegue cheirar a gás a 300 Km do local dos poços. Um rebentamento no gasoduto, levou a que estivesse a ser libertado gás por 3 dias. Departamento de segurança informou que mais de 8,5 milhões de litros de gás natural escapou para a atmosfera. Louis precisou de uma intimidação de um juiz, para que a Encana cobrisse o poço de cimento e impedisse o fluxo de gás para a atmosfera e  oferecer uma fonte de água a Louis.

Louis agora tem 2 cisternas que a Encana enche 2 vezes por semana.

Ele  pergunta: “Se não há nada de errado, porque é que eles me fornecem água?”capitalismo-selvagem3

Louis contratou um geólogo para saber o que se passava nas suas terras. Descobriu que as terras e a água estão  todas mistura com gás e fluidos do fracking.

Ele diz: “Se eu fosse por veneno no poço de alguém era preso tão rápido que nem me apercebia. Mas eles veem aqui e fazem o que lhes apetece. E nem informam ninguém sobre o que estão a fazer ou a utilizar. As palavras deles não valem nada. E nós não fomos criados assim. “Eles são homens adultos a mentir descaradamente para nós. Tudo por dinheiro, é só.”

Advertisements

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s