1º carregamento de Tar sands chega á Europa ( Bilbao, Espanha).

Primeira Entrega das devastadoras Tar Sands chega á Europa

Retirado do artigo:

FIRST DELIVERY OF DEVASTATING TAR SANDS ARRIVES IN EUROPE

*****

Dia 29 de Maio chega a Espanha o primeiro carregamento de Tar Sands canadianas para a Europa. Esta entrega abre as portas para o futuro energético da Europa – a contínua adição do petróleo. São 600.000 barris de petróleo chegaram a Bilbao e foram comprados pela Repsol. È o 1º grande carregamento de Tar Sands para a UE. O petróleo Tar Sands é do mais sujo na industria petrolífera e produz 3 a 5  vezes mais emissões de gases efeito de estufa do que o crude de petróleo “convencional”. È descrito como a “maior bomba de carbono do planeta” pelo cientista James Hansen. A extração de Tar Sands causa poluição e deflorestação, mata a vida selvagem e ameaça as comunidades indígenas canadianas. As Tas Sands são actualmente exploradas em grande escala no Canadá. Grupos ambientalistas declaram que a chegada do navio tanque com o crude Tar Sands é uma violação das acções contra as alterações climáticas da UE  e apelam para que se mantenha fora da Europa este tipo de petróleo.

“As Tar Sands são mortais para o clima e têm de se manter fora da Europa. Apoiar esta industria é preparar um desastre climático” Colin Roche, Friends of the Earth Europe.

Em 2009 a UE acordou em reduzir as emissões dos combustíveis de transporte através da lei conhecida como Fuel Quality Directive. Esta diretiva era para entrar em força em 2010. Devido à passividade da Comissão Europeia, ainda não foi implementada. O governo canadiano levou a cabo um lobbing agressivo contra a lei.

Um relatório da Natural Resource Defense Council baseada nos EUA mostra que a importação de tar sands pode disparar de 4,000 barris por dia (bpd) em 2012 para mais de 700.000 (bpd) em 2020 como resultado dos oleodutos planeados ou em construção nos EUA e no Canadá. Estas importações estão a diminuir e a desacreditar a lei Fuel Quality Directive’s que pretende reduzir as emissões derivadas de combustível em 6%.

Pretende-se que a UE implemente uma lei forte para manter os combustíveis mais poluentes fora da Europa….

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s