Fracking sem água e créditos de carbono. Um bom negócio!

A captura de carbono é a nova musa das corporações e de muitos grupos “verdes”.  Os problemas que criavam estão ser renovados em lucro. Mais uma vez a industria do fracking quer fazer passar a imagem de que está preocupada com o impacto da sua exploração. Mais uma vez as dificuldades e poluição inseparáveis do fracking não são resolvidas, nem se mostra abertura para tal, apenas se disfarça fazendo dinheiro. Este documento é uma defesa da utilização de Dioxido de Carbono como solução para os problemas da industria com a água e emissão de gases efeito de estufa.

O Dioxido de carbono é um negócio de biliões, retirado da destruição dos ecossitemas, e do bem estar geral. Além disso a industria do fracking liberta Metano suficiente para nos preocuparmos, mas desse não falam.  Porque ainda não arranjaram desculpa… A preocupação das corporações é melhorar a tecnologia e retirar lucro, não melhorar as condições da vida global.

Fracking sem água

Quando o fracking se realiza em regiões áridas está a chamar a atenção para técnicas livres de água

Porque é importante?

Perfurar para gás natural utilizando a técnica hidrofracking normalmente requer enormes quantidades de água.

carbono_creditoNo fracking convencional para shale gas, enormes quantidades de água tem de ser transportada por grandes camiões cisterna para se perfurar .

O Fracking, utiliza enormes quantidades de água injetada em poços sobre grande pressão para ajudar a libertar o gás natural e petróleo dos depósitos nas rochas. Mas muitas das grandes fontes de shale gas encontram-se nos desertos, tornando a técnica quase impraticável.

È possível fraturar formações rochosas sem utilizar água. As corporações de petróleo e gás tem utilizado Dióxido de Carbono por décadas, no entanto em bases limitadas. Mas se esta aproximação for utilizada em larga escala, irá requerer um maior investimento nas infraestruturas para armazenar e transportar o dióxido de carbono para os locais de perfuração. E em alguns casos o preço de emissões de carbono pode ser a única maneira da economia funcionar.
Nos EUA, o gás natural abundante disponível pelo fracking levou a uma grande mudança do carvão para este combustível., reduzindo as emissões efeito de estufa (“Natural Gas Changes the Energy Map”). . Mas as shale gas estão em lugares como a China, onde se estima ter mais 50% desta fonte que os EUA.

emissions_p2

No momento fracking com Dióxido de Carbono é utilizado, como Wyoming, que já tem gasodutos para dióxido de carbono. A economia por si podia justificar construir mais em alguns locais, diz Robert Dilmore, engenheiro de investigação no U.S. National Tecnology Laboratory

Em outros casos construir gasodutos pode requerer uma ajuda dos governos. Um preço no carbono, por exemplo, pode criar um bom fornecimento barato de dióxido de carbono ao dar utilidades de incentivo para a captura de dióxido de carbono das chaminés das industrias. Isto pode fazer sentido na China, onde a melhor shale gas estão em zonas áridas (“China Has Plenty of Shale Gas, but It Will Be Hard to Mine”). Uma das maiores fontes de shale gas do mundo é na Tarim Basin no nordeste da China, localizada no Taklamakan Desert

Is-Fracking-the-Answer-to-Water-Scarce-ChinaFracking com dióxido de carbono apresenta um numero de vantagens potenciais. Não só irá eliminar a necessidade de milhões de galões de água por poço, como também irá eliminar as grandes quantidades de água contaminada no processo ( “Studies Link Earthquakes to Wastewater from Fracking”).

Fracking sem água também pode ajudar a resolver outros problemas. No fracking convencional, metade da água bombeada dos poços é retirada para fora novamente, mas a outra metade fica na sub solo. A água que fica para trás pode bloquear o caminho do gás natural, travando a produção e possivelmente diminuir a quantidade de produção do poço a longo prazo. Diz Dilmore

Quando o dióxido de carbono é utilizado em vez da água, grande parte vem de volta do poço (onde pode ser capturado e reutilizado). Isto por sua vez permitirá ao gás natural libertar-se mais facilmente. Algumas investigações recentes ( recent research) sugerem que a utilização do dióxido de carbono pode também resultar numa melhor rede de fracturas, tornando mais fácil a extração do combustível. E depois da infraestrutura estar no local para entregar dióxido de carbono, pode ser utilizada mais tarde na produção. Num deposito de shale gas, uma grande parte do gás natural está colado à rocha em vez de vaguear livre. Mas o dióxido de carbono tem uma maior afinidade para a shale que o gás natural, por isso pode ser utilizado para descolar o combustível e liberta-lo da rocha.

Depois do poço produzir, pode ser selado, armazenando o dióxido de carbono permanentemente no subsolo. Isso ajudará a reduzir os gás efeito de estufa na atmosfera.

O dióxido de carbono para fracking põem muitos desafios sem ser a falta de infraestruturas. Ao contrário da água, os gases são comprimíveis, portanto é mais difícil alcançar as pressões necessárias para fracturar a rocha. Também, o dióxido de carbono tem de ser separado do gás natural antes de ser enviado para o mercado, o que aumenta os custos. E provavelmente nunca será economicamente viável instalar gasodutos todo o caminho para todo o poço. Camiões vão ser necessários para transportar o dióxido de carbono, mais do que são necessários no fracking com água. Isso aumenta a poluição sonora, a poluição dos habitats e ar e danificação das estradas.

Em alguns locais, especialmente onde a água é relativamente abundante, pode não existir uma razão para utilizar dióxido de carbono. Grant Bromhal, outro investigador na NETL, diz que espera que os fracking apoiado com água continue a dominar, mas pode mudar para dióxido de carbono se as vantagens forem esmagadoras. “ A minha bola de cristal não está clara” diz. “ ainda existe muito para aprender sobre esta formações rochosas (shale)

Mais: http://www.technologyreview.com/news/512656/skipping-the-water-in-fracking/#ixzz2VAbxTfmQ
From MIT Technology Review

VER: http://www.storyofstuff.org/movies-all/story-of-cap-trade/

Advertisements

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s