Gulbenkian: Império petrolifero!

Fundação Gulbenkian? O que é?

Primeiro de tudo, é mais um império. Neste caso levantado sob a exploração de petróleo. Gulbenkian foi o primeiro homem a fazer um estudo sobre as reservas de petróleo do Império Octomano, mais concretamente a zona do Iraque.

Esteve na criação da Royal Dutch Shell Group. Em 1902, Calouste Gulbenkian adquire a nacionalidade britânica, trunfo que lhe vai permitir associar  os interesses das suas duas pátrias, tendo em conta a grande influência que os britânicos exercem sobre  o Império.

Em 1910 era acionista maioritário do recente criado Banco Nacional da Turquia.

A convite do embaixador de Portugal em França,  Calouste deslocou se a Lisboa para uma pequena paragem de repouso antes de prosseguir viagem para  Nova Iorque. A pacatez  social de  Lisboa, o sistema fiscal que encontrou, e a não interferência dos  media terão provavelmente pesado na sua decisão.
Se fosse hoje? Um capitalista. Uma fundação em prol da humanidade que  participa na destruição mundial devido à exploração de petróleo, deixando parte da humanidade de fora, ao destruir a sua auto-sustentabilidade. No fundo um símbolo da Troika, haveria a mesma nostalgia pelo nome Gulbenkian?

Portugal está a ser privatizado. Os monumentos, a arte, os apoios sociais, as costas, o mar, as energias, a comida, as forças de “segurança” e a politica. Se hoje, um império, como os outros todos, incluindo o de Gulbenkian, se aproveita-se de um Portugal pobre, sem reação e sem perguntas para se instalar  como um senhor, que sentiria, que farias?

Gulbenkian utilizou o petróleo, a fundação com o seu nome, utiliza animais transgénicos e petróleo para manter o seu estatuto e lugar na hierarquia portuguesa. Estas duas fontes de dinheiro são hoje fortemente recusadas e combatidas. Sabe mais sobre Gulbenkian e o seu império.

Quem explora, não olha a vitimas!!! Seja minerais, animais, mundo vegetal ou humanos!!!

Parte importante da história do corporativismo capitalista petrolífero! Calouste Gulbenkian.

Sabe um pouco mais sobre Gulbenkian: império Gulbenkian

Advertisements

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s