Ourém/Fátima

No dia 19 de Abril participámos numa sessão de esclarecimento em Ourém. Juntámo-nos ao grupo Centro em Acção, Fracking Não! e Linha Vermelha. A sessão ocorreu numa sala cedida pela Junta de Freguesia  de Nossa Senhora das Misericórdias e estava cheia.

31170870_2141982152508642_2670325884794094225_n

A concessão da Batalha onde está inserida a Vila de Ourém e Fátima pode-se considerar novo terreno para as petrolíferas, por não ter havido varrimentos sísmicos (julgo) e estudos 2D e 3D… Portanto tudo será realizado desde o inicio, ou seja, contacto com proprietários para autorizar a entrada e passagem nos seus terrenos, instalação de equipamento (Km de cabos e centenas de receptores) para recolha dos dados e inicio do trabalho realizado pelos camiões que provocam a pancada forte no chão para se receber e registar o eco vindo do sob-solo.

4415562_sWH3h

 

A empresa responsável a Australis Oil and Gas alugou uma área de 620.000 hectares (Pombal e Aljubarrota)  para o estudo e prospeção de gás natural no centro de Portugal, área que esteve para ser maior com a assinatura da concessão Cadaval, que ficou para uma próxima, porque a área já foi considerada a mais rica em fontes não convencionais de gás e petróleo. Lembro que o responsável pelos trabalhos da empresa em Portugal esteve nos Quadros da Direção da Mohave Oil and Gas que esteve 20 anos em Portugal para estudar a possibilidade das fontes não convencionais de gás e petróleo e que abriu falência em 2012.

Sendo Ourém e Fátima um área considerada santa, relembramos o termo: locais paradisíacos, porque tudo já foi santo ou paradisíaco, e hoje temos de viajar para visitar locais escolhidos ou que ainda sobrevivem, temos de nos perguntar: Escolhidos por quem? Sobrevivem a quê? Tenho de ser Turista para saber o que é um local lindo, onde vivia para sempre?

A Natureza é o nosso templo, e não devemos olhar só para a natureza local como a única  ser preservada. A natureza são todos os povos, todas as espécies, todos os elementos.

«…expulsou a todos do templo, as ovelhas bem como os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai uma casa de negócio.» – 

                                                                                            João 2:15-16

hqdefault

Anúncios

Fracking & Não convencionais? Nem para a Minha Familia! Nem para Nenhuma Outra!!

%d bloggers like this: