Shale Oil. Revolução ou reforma do mesmo?

Não é novidade para quase ninguém que a preocupação dos lideres do mundo é dinheiro e poder. O petróleo foi, é ,e será um importante pilar de todas as guerras, e um nivelador da economia mundial. A industria petrolífera não está sozinha, é apoiada por muitas outras industrias que mantêm o progresso, o turismo, as exportações/importações, a agricultura e medicina moderna.

Com o ano quase no fim, os relatórios de apoio e anti shale oil e energias fósseis aparecem como cogumelos. O país mais preocupado e que mais pressing e lobbing faz para que o Shale Oil seja a fonte de energia do futuro é mais uma vez os EUA. Quando se fala em petróleo fala-se na economia norte-americana.  A entrada da Rússia na corrida (maiores reservas conhecidas do mundo), a aposta da CEE na exploração de shale oil e shale gas em território europeu, as necessidades do Reino Unido e o crescimento da China  veio destabilizar a “paz negra” dos EUA.

Este documento não fala dos problemas ambientais.  a preocupação é os acionistas,  o impacto das operações shale gas na economia mundial,  na diplomacia e na dependência nacional de energia.

Todos pedem progresso, melhoria na imagem das cidades, apoio a novas infraestruturas para estudo, extracção, armazenamento, transporte, venda e consumo  de Shale OIL.

A dependência do mundo, e  da civilização de energias fósseis, destruição de espaços naturais, contaminação das águas e ar não é vista por estes analistas como problemas de maior, o impacto que as Shale Oil podem ter na economia, na politica e nos movimentos sociais de libertação humana, direito dos animais e defesa do meio ambiente será antevisto.

E enquanto houver massas que acreditem, nas boas intenções das corporações, que hajam grupos ambientalistas que se sentem à mesa, que aceitem percentagens, limites de poluição, que se troque apoio social com destruição ambiental nada vai mudar. Vai-se falando cada vez mais em Portugal dos problemas do Fracking, inserido nas Oil Shale. As Corporações como a Gulbenkian (Partex Oil and Gas; a Galp, a EDP, a REN, etc… vão limpando a imagem  preparando-se para as acções anti fracking que sabem que vai acontecer em Portugal e no Mundo. E Tu, de que lado vais estar?

Se és investidor, ou contra o investimento, dá uma vista de olhos no documento que traduzimos no final.

Se és activista pela vida e não pelo progresso, age. Quando te falarem em  economia estável, segurança energética, progresso tecnológico, mostra este documento.  Se a ciência, a politica e a economia são os pilares de uma sociedade saudável… então tens de decidir: estou com os doentes ou com os doutores?

As corporações querem um mundo equilibrado energéticamente e economicamente (países fortes/países fracos) e não um mundo socialmente justo. As suas preocupações são económicas, fiscais, politicas, profissionais, nunca olham aos povos, aos animais e natureza. A mentalidade tecnocrata é o mesmo que um derrame de petróleo? Suja, tóxica, mortal, que só é possível espalhar-se  por falha humana…

Os dirigentes mundiais falam em liberdade… mas as suas contas bancárias, as suas reuniões, as suas politicas e seus exércitos trabalham para o contrário… em cada conta de um banqueiro, um CEO, existe roubo…. em cada lista de um trabalhador dos poços existe um médico… em cada aldeia, povo deslocado, agredido, humilhado, extreminado, preseguido existe, uma democracia. Em cada força de segurança existe a impunidade… em cada activista um terrorista, um inimigo da raça humana, um selvagem, um utópico.., um EU!

Em Ti… o que existe?

Tradução de alguns parágrafos do relatório : Shale Oil 2013. Revolução na Energia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s