Seismic ( onda sísmica). Tremores de terra, Barreiro e gás natural…

Os tremores de terra acompanham as fracturas hidráulicas necessárias à extracção de gás natural não convencional. Em Portugal essa é a técnica a ser utilizada neste novo tipo de extracção de energias fosseis. O Fracking ( fractura hidráulica) é acompanhado com problemas sísmicos. No Barreiro pouco se sabe, sendo que é uma zona rodeada por placas sísmicas e com investigações que provam que algumas estão activas. Nos EUA, os tremores de terra provocados por fracking estão em tribunal. Localidades começam a ver réplicas de sismos e tremores de terra a serem comuns e cada vez mais intensos.

Poderá acontecer o mesmo com as explorações para gás e petróleo na zona do Barreiro e Setúbal?

O documento  que partilhamos, e que foi apresentado em Lisboa no ano 2012,  mostra um estudo universitário sobre as placas da região e  o perigo de novos terramotos como o que abalou Lisboa em  1755.

Documento original:  WCEE2012

Abaixo uns excertos:

“Melhorar o conhecimento sobre as fontes Seismogenic no Lower Valley para Seismic Hazard Purpose.”

Identificar as fontes

“A Lower Tagus Valley, que inclui a área metropolitana de Lisboa, tem sido atingida por vários terramotos que produziram algum dano material e perda de vidas. A sua localização exacta continua desconhecida.”

“Foram identificadas e grandes zonas de falhas que afectam  o Neogene: Vila Franca de Xira, Alcochete e Pinhal Novo. Sugestões apontam para que a primeira falha esteja activa. As outras duas podem ser ligadas a vários epicentros. Relações impiricas entre máximo momento de magnitude  a áreas de falha indica que Mw > 6.5 de tremores de terra podem ser esperados para estruturas maiores.”

“Vários autores utilizaram dados reflexão sísmica  disponíveis adquiridos para a industria do petróleo entre 1954 e 1982 que cobre parcialmente a zona de estudo.”

“Novas falhas, previamente desconhecidas, foram identificadas, algumas das quais podem ser associadas com vários epicentros.”

“Como consequência do setting tecnonico, Portugal espera movimento sísmico  moderado, caracterizado por pequenos eventos ( M<5.0) e ocasionalmente terramotos moderados ou muito grandes, como o de Lisboa em 1755.

“A falha de Porto Alto têm provavelmente uma estrutura activa, que é uma provável bifurcação da falha de Pinhal Novo – Setúbal e a falha  de Vila Franca de Xira.”

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s