Sem resposta! Próximo Passo!?

O Presidente da Câmara das Caldas da Rainha não respondeu ao mail enviado, seguindo o exemplo do presidente da câmara de Peniche que evita perguntas. Neste momento, (há 4 anos as coisas eram ao contrário) o offshore é a aposta das petrolíferas para se iniciar a exploração de gás e petróleo em Portugal… Toda a Costa Portuguesa está para venda, e muito km2 em terra já foi estudado perfurado com exploração não comerciável, aqui mesmo na Zona Oeste. Até aqui tudo podia ser realizado em silêncio e em paz… Hoje existem vozes que fazem perguntas, exigem explicações… Mas não nos querem ouvir…

Por detrás destes e outros presidentes da câmara está uma rede de influências onde o nome e até o cargo deles perdem significância. Mas se são representantes das populações locais, devem ouvir e responder…

António José Correia, presidente da Câmara Municipal de Peniche, é o representante da Oeste CIM (Comunidade Intermunicipal do Oeste) na Associação da Economia e Mar: Fórum Oceano. A Oeste CIM tem sede nas Caldas da Rainha. Na mesa da assembleia do grupo está por exemplo a CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. No concelho fiscal está a: Plataforma Mar do Algarve – Associação para a Dinamização do Conhecimento e da Economia do Mar do Algarve.

Na lista de associados estão nomes como: CGD – CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, SA; CIM ALTO MINHO – Comunidade Intermunicipal do Minho; CIM BAIXO MONDEGO – Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego; Galp Energia; Novo Banco; Oceanário de Lisboa, entre várias universidades, Portos Maritimos; empresas e corporações, etc. O Cluster da economia do mar é um documento que revela as metas da exploração do território marítimo de Portugal. Uma das suas actividades foram Os Vídeos: Minuto do Mar.

A Caldas está num epicentro de concessões petrolíferas que se pode tornar de um momento para o outro em pesadelo. Peniche pode vir a ser um Negro Porto. E mesmo que não o seja, o acordo entre os proprietários do Estaleiro de Peniche e o município para apoio nos melhoramentos das instalações para se construirem plataformas de gás e petróleo.   O Impacto de qualquer exploração em concessões na Zona Oeste em Terra e no Mar terão um impacto negativo na cidade das Caldas e de Peniche.

Contra o desinteresse e falta de informação dos órgãos municipais e da Oeste CIM, vamos a uma assembleia municipal… Queres ajudar?

Queremos respostas!

Anúncios

Existe uma luta de classes, claro. É a minha classe, a dos ricos que a começou, e estamos a ganhar! Warren Buffet

%d bloggers like this: