Industria Petroquimíca em Portugal (1862-1982) Prezi

1865-1982

A sociedade humana tem realizado escolhas que mais tarde se provam erradas, vendo-se forçada a mudanças “radicais” para se poder manter. Todas essas mudanças foram forçadas através de movimentos populares autônomos, ou através das fileiras de massas populares armadas ao serviço de uma minoria. A indústria petroquímica foi mais uma má opção, que necessita de uma mudança radical para um futuro sustentável ecologicamente e socialmente.

Hoje palavras como Globalização, Mercado Livre, Neo-Liberalismo, Capitalismo espalham-se pelos textos políticos, jornalísticos, teses, doutoramentos, mercado verde… Sem na verdade serem entendidas por quem é mais afectado.

Esta apresentação Prezi é a primeira de muitas que pretendemos ir criando pelo ano 2017. Tentando demonstrar com história o que representam as “políticas” com que as corporações tomam de assalto as poucas regalias que a democracia oferece. Em Portugal o inicio da a historia da indústria petroquímica, está directamente ligada a exportação da mentalidade fóssil do progresso dos EUA e Canadá, os mesmos que hoje forçam acordos como o TTIP, CETA, NAFTA, etc…

O que as corporações querem é uma sociedade Trump, dependente do crescimento econômico assente em Revoluções Indústrias que em Portugal é adotada desde os anos 30 (se excluirmos a tecnologia que permitiu os descobrimentos ou a Inquisição) … Hoje estamos a caminho de um “Portugal Grande Outra vez”…

A resistência ás petrolíferas não é uma luta de ambientalistas, é uma luta de todos, pois afecta todos os nossos meios de sobrevivência, sustentabilidade, bem estar e liberdade para ser livre. A mentalidade onde assenta tem levado a ecocidios e genocídios…

O Prezi pretende ser fácil para que qualquer um de nós o possa apresentar. Junto vamos juntando PDF com a historia das empresas e dos seus fundadores.

Aqui partilhamos o primeiro:

PREZI: Industria Petroquimíca em Portugal (1865-1982)

Juntamente  também o primeiro PDF… para poderes saber mais e procurar mais… reconhecendo, identificando ligações entre comportamentos, mentalidades, politicas e corporações…E modo como através de todo isso a sociedade é mantida ao serviço de uma causa maior…

PDF: CUF-Companhia-Uniao-Fabril

A Vacuum/Mobil foi a primeira petrolífera em Portugal. Americana e raiz da pior, por ser a maior e com mais anos, petrolífera até hoje, a Exxon Mobil. Fez parcerias com corporações como a Standart Oil (Rockfeller) e introduziu a mobilidade automóvel em Portugal.

Hoje as principias empresas que forçam a exploração de energias fósseis em Portugal são americanas e canadinas. Conhece a sua influência no progresso de Portugal.

Desde os anos 60 que o Banco Mundial (USA) empresta dinheiro a Portugal para as energias. Quando dava para a industria petrolífera, dava também para barragens, infraestruturas de distribuição e armazenamento de energia (oleodutos, rede elétrica, estradas, formação de empresas ex: Petrogal,etc). Hoje ainda emprestam e pagamos como disse Paulo Portas, enquanto Vice-Primeiro Ministro ” com sacrifício”.

Quem escolheu  a sociedade onde vivemos?

PDF: Vaccum Oil/Mobil”ExxonMobil (vacuumoilcompanymobiloil)

Guerras, militares e progresso o inicio de qualquer império. A Shell é uma das maiores petrolíferas do Mundo, e como algumas outras deram os primeiros passos também em Portugal. Beck considerado uma grande homem de negócios que muito fez por Portugal. mais um Inglês que viu no atraso da indústria portuguesa a sua oportunidade…

As Ilhas , principalmente os Açores entram nos planos dos empresários da energia, alimentação e construção, e Joseph Beck juntamente com José Henrique Ornelas iniciaram a marca Shell Portugal, comprada pela Repsol Portugal em 2006…

Foi nos Açores que se iniciou o negócio dos combustíveis líquidos. Hoje o Arquipélago é apontado como ponto chave do negócio mundial de GNL (Gas Natural Liquefeito)

A Shell foi das petrolíferas que esteve em Portugal nos anos 70 à procura de reservas de petróleo. Nos anos 80 mudou-se para a Nigéria… e a história é conhecida….

Shell; lisboa Coal and Oil Company

shell-lisbon-coal-and-oil-company-pdf

16650795_1282191425151617_1860339133_o

 

Existe uma luta de classes, claro. É a minha classe, a dos ricos que a começou, e estamos a ganhar! Warren Buffet

%d bloggers like this: