Todos contra as energias fósseis (Ilha de Tavira , Algarve)

Nos dias 23 e 24 de Julho, teve lugar, na praia da ilha de Tavira, um encontro pacífico de protesto contra a prospecção petrolífera no Algarve.
A Bicicletada chegou no dia 22 de Julho para apoiar e colaborar nas acções desse fim de semana. No dia 23, Juntámo-nos ao SunSet, montámos a banca, juntamente com outros grupos do Algarve, Alentejo, e Lisboa. Foi um bom momento de contacto com a população local, vizitantes e turistas. Para irem até á praia tinham de passar pelas bancas, as faixas em todas árvores não deixavam ninguém indeferente… As conversas foram muitas, e houve grupos que recolheram bastantes assinaturas. Durante todo o dia tivemos musica, da parte da tarde até ao fim do dia, bom Jazz de uma banda local activa nas acções contra as explorações de gás e petróleo no Algarve. Ao início da noite, DJ até há hora do silêncio… Muitos activistas e interessados em ajudar só se conheceram nesse dia… grupos de afinidade e individuos iniciaram ideias conjuntas para acções no Futuro…
A Ilha de Tavira esteve bem Informada… Este fim de semana também foi passado num acampamento anti fracking no parque de campismo local, organizado pelo grupo Climáximo.
No dia 24 de Julho foi o dia do cordão humano, onde foi convidada toda a comunidade de Tavira, Algarve e Portugal, uma iniciativa do grupo Tavira em Transição, que não têm parado… O cordão humano juntou centenas de pessoas e levou a luta até casa dos telespectadores, através dos telejornais... Desde esse dia as acções não param, e grupos contra as explorações não param de aparecer.. o ultimo em Peniche… Boaaaaa

No dia em que chegámos, enquantos estávamos na praia de noite cerrada, tivemos uma visita de 2 raposas que passeavam na praia, elas e a Lua deram a melhor receção dos ultimos tempos. Alguns de nós dormimos na praia todos os dias, onde levantar ás 8.00 ou 9.00 era igual…. 20 passos e mar…. algo que se pode perder… As raposas continuram a vir ao pé enquanto dormia-mos… à procura de comida…

Agora é só esperar que a energia passada e mostrada nestes dias, se continue a alastrar pelo país… Parabens a todos os que se esforçaram para que neste fim de semana se gritasse: Nem Mais Um Furo… Nem Aqui Nem em Lado Nenhum!

Anúncios

Existe uma luta de classes, claro. É a minha classe, a dos ricos que a começou, e estamos a ganhar! Warren Buffet

%d bloggers like this: