Aberdeen Desmente a ENMC (Entidade Nacional Mercado Combustível)

Depois da secção de “esclarecimentos” da ENMC (Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis), no Algarve, em Janeiro de 2016, um cidadão (Miguel Rodrigues) colocou umas perguntas na página facebook da ENMC. A Resposta incompleta pode ser lida no doc abaixo:

https://docs.google.com/document/d/1Et88W2AnO4UiHckmofAE-BkQ_26stsPELK_FQ_aT8Nk/edit

A certo momento a ENMC utiliza a cidade de Aberdeen como exemplo para tranquilizar os Algarvios: 

…”Aberdeen, na Escócia, pequena cidade piscatória, é agora uma cidade com grande desenvolvimento, tendo trazido benefícios para a região.”…

Como sei das lutas contra o Fracking no Reino Unido, contactei o grupo Radical Independence Campain- Aberdeen, que têm resistido contra o Fracking na Escócia. 

Esta foi a sua resposta:

Direi que o vosso governo está a mentir!

Aberdeen é a 3 maior cidade da Escócia. Em tempos foi uma cidade piscatória, com um porto importante, mas a economia local é  dominada pelo gás e petróleo, e assim é desde os anos 70. Não existe Fracking na área. Muitas empresas tem aqui as suas sedes, e a maioria está envolvida em operações de fraturação hidráulica, mas não perto da cidade.

A cidade prosperou, mas a riqueza não é partilhada com a população local. A maioria do dinheiro está concentrado nas grandes corporações, que evitam pagar a sua parte dos impostos. Ainda existe muita gente desamparada, e uma grande desigualdade social na cidade. Em algumas áreas, 1 em cada 3 crianças vivem na pobreza.

Na verdade, Aberdeen está actualmente a sofrer um rápido declínio nos últimos anos devido ao peso do petróleo. Muitas pessoas estão a perder o trabalho, e as empresas começam a recuar e a desinvestir. Neste momento na cidade o debate é sobre modos mais diversificados e encorajadores e criar uma industria mais sustentável.  

Existe uma grande desaprovação do Fracking, tanto que o governo da Escócia concordou em banir temporariamente as operações no dia 28- Janeiro de 2015, até depois das eleições nesse ano, quando vai ser revisto de novo. Estaremos preparados.

Apreciamos o vosso apoio. Se podermos ajudar mais, não hesitem em nos contactar. Envia o teu texto. Vamos dar uma olhada!

Estamos também a contribuir para a Radical Independence Campain Conference a nível nacional no dia 20 de Fevereiro em Edinburg. Entre muitos assuntos a serem discutidos, o Fracking será um. Serão bem vindo!

Também podes enviar mail para o nosso grupo anti Fracking: ricsfrack@list.riseup.net

Mantêm contacto! Abraços!

Obrigado!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s