Algarve e petroleo

 

Petróleo no Algarve

Há, efectivamente, petróleo no Algarve, e a prova disso é que a empresa [a petrolífera espanhola Repsol] só faz este investimento [na prospecção no mar entre Faro e Vila Real de Santo António] se tivesse a certeza”

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/petroleo-no-algarve

A Repsol e a RWE tinham ganho os contratos para pesquisa e exploração de petróleo e gás natural em águas ultraprofundas, ao largo da costa do Algarve, em Julho de 2002. No entanto, a adjudicação final foi sendo travada durante os anos seguintes.

http://www.publico.pt/economia/noticia/repsol-assina-contrato-de-exploracao-de-petroleo-e-gas-no-algarve-na-proxima-sextafeira-1517334

Os blocos petrolíferos localizados em águas profundas da costa algarvia, licitados pelo consórcio da espanhola Repsol e dos alemães da RWE, vão começar a ser explorados


Ler mais:
http://expresso.sapo.pt/repsol-com-luz-verde-para-explorar-petroleo-e-gas-natural-no-mar-algarvio=f680614#ixzz2UzUyWyDW

As grandes empresas petrolíferas movimentam-se cruzando participações nos blocos em prospecção

http://bandalargablogue.blogs.sapo.pt/132981.html

O deputado do PSD Mendes Bota veio hoje denunciar o negócio à volta da exploração de gás natural e petróleo no Algarve. Avisa que não há estudo dos riscos e as contrapartidas para o Estado são insuficientes

http://sicnoticias.sapo.pt/economia/article1366038.ece

A Repsol concluiu os trabalhos de recolha de dados geofísicos 3D nas suas concessões «Lagosta» e «Lagostim», no deep offshore da Bacia do Algarve, no passado dia 6 de Maio.

Os estudos e a avaliação das estruturas identificadas com potencial em hidrocarbonetos, levarão a definir a localização de uma primeira sondagem de pesquisa em 2014.

Para isso contou com a empresa especializada Polarcus, através do navio sísmico 3D/4D Polarcus Naila de última geração.

http://www.tvi24.iol.pt/economiaempresas/repsol-petroleo-algarve-hidrocarbonetos-agencia-financeira/1350168-1728.html

Polarcus-Naila      545684_382308978470935_100000755080694_1046366_2070074619_n[1]

Anúncios

2 comentários a “Algarve e petroleo”

  1. Por favour assinem e divulguem esta peticao

    http://www.change.org/petitions/say-no-to-oil-rigs-in-the-algarve-diz-não-às-plataformas-de-petróleo-no-algarve

    Diz Não Às Plataformas De Petróleo No Algarve

    As companhias de petróleo Repsol e Partex (que foi iniciada por Calouste Gulbenkian) pretende iniciar no mar Algarvio a perfuração de petróleo, com a primeira exploração a começar nas zonas costeiras do Algarve no início de 2014, e apenas a 8 quilómetros da costa. Tudo esta a ser feito no meio de muito sigilo e de uma grande falta de informação para a população portuguesa e estrangeira residente no Algarve.

    De acordo com informações que recebemos, a primeira plataforma de petróleo é um equipamento que foi comprado como “sucata” na Indonésia. Esta situação e muito preocupante, especialmente porque não foram feitos nenhums Estudos de Impacto Ambiental, nem houve qualquer divulgação de informação pelas autoridades ou pelas empresas envolvidas, nem nenhuma consulta pública ate hoje.

    Quando se avalia todos os factos, juntamente com o alto nível de corrupção que existe em Portugal, e que está a aumentar segundo os últimos relatórios da Transparencia International, estamos diante de fatores preocupantes e muito graves.

    Precisamos de ter em noção que qualquer tipo de exploração de petróleo ou de gás é de grande preocupação, devido aos riscos ambientais e económicos que enfrentam o nosso povo, a nossa terra e o nosso mar.

    Não há duvida de que para a maioria dos portugueses e residentes estrangeiros de que as gigantes organizações de petróleo e gás não são bem-vindas nas nossas águas costeiras.

    Nós também precisamos ter em conta que não existe atualmente medidas de proteção adequadas em vigor para proteger o nosso meio ambiente no caso de haver um derrame de petróleo no mar.

    Vamos também ter em mente, que Portugal e os portugueses vão perder mais de 91% dos lucros obtidos com a exploração de nosso mar, e que ainda vamos ter que pagar mais do que 100% do custo quando algo dá em errado. A história diz-nos que e apenas uma questão de tempo antes de nós termos de pagar o custo de um derrame por exemplo.

    O IMPACTO QUE ISSO TERA SOBRE O NOSSO BELO LITORAL E O SEGUINTE:

    1) A Natureza do Algarve – O ambiente marinho no Algarve inclui muitos ecossistemas únicos e frágeis, e é o lar de muitas espécies, incluindo aves marinhas, baleias e golfinhos entre elas. Um desastre de petróleo ou gás vai deixar a nossa flora e a fauna marinha totalmente vulneráveis e ate desfeitosaos efeitos tóxicos do petróleo ou do gás.

    2) A indústria da pesca no Algarve – A pesca comercial e um dos nossos mecanismos económicos que precisa de ser preservado, enquanto que a pesca desportiva é uma das atividades mais populares do Algarve. Um desastre de petróleo ou de gas no mar irá impactar diretamente nas nossas indústrias de pesca, resultando em perdas de valiosos recursos e tambem a perda de muitos postos de trabalho na indústria.

    3) A indústria do turismo do Algarve – As zonas costeiras que são nesta altura ainda imaculadas e a vida selvagem que existe no Algarve atrai dezenas de milhares de turistas por ano, injetando um impulso económico para a região. O perigo de um desastre de petróleo terá um papel negativo na decisão dos turistas visitarem o Algarve.

    4) Os desportos aquáticos e recreativos no Algarve – o Algarve oferece oportunidades sem paralelo para desportos marítimos e de atividades de aventura, como o surf, caiaque, windsurf, jet ski, mergulho e passeios de barco entre outros. Um desastre de petróleo ou de gas no mar, invariavelmente vai ter um impacto negativo nas muitas empresas que prestam esses servidos aos nossos turistas e visitantes, e para todas as organizações e indivíduos que gostam da praia, do mar e do sol do Algarve.

    5) Bens e Recursos Naturais do Algarve – Devemos estar a proteger os nossos bens e recursos naturais, e não a vendê-los para ser explorados por empresas estrangeiras, ou pôr esses recursos em perigo e assim resultar na perca da nossa sustentabilidade por causa da exploração do petróleo no mar Algarvio sem medidas de segurança adequadas e aseguradas.

    6) O clima do Algarve – Os impactos climáticos devido a exploração de petróleo e gás são desastrosos. Portugal deve investir em soluções de energia limpa e ecologica em vez de investir na extração das últimas gotas de petróleo dos confins da terra e do mar. Devemos ser pioneiros na área climática e não “tolos” ou “malucos” fósseis.

    7) A nossa moda de vida na zona costeira do Algarve – Esta é uma parte fundamental de viver no Algarve, e se é Português ou um Expat, nos temos a responsabilidade de proteger a costa Algarvia, não só para nós próprios e as nossas famílias, mas também para todos os nossos visitantes e turistas, e pensando no bem estar e a sustentabilidade das futuras gerações.

    JUNTE-SE CONOSCO NESTA CAUSA PARA PRESERVAR E MANTER A NOSSA COSTA ALGARVIA

    POR FAVOUR ASSINEM E “SHARE” COM OS VOSSOS AMIGOS

    http://www.change.org/petitions/say-no-to-oil-rigs-in-the-algarve-diz-não-às-plataformas-de-petróleo-no-algarve
    Com os nossos melhores cumprimentos

    A equipa da ASMAA
    http://www.asmaa-algarve.org
    https://www.facebook.com/groups/asmaaalgarve/permalink/702530986430530/

    info@asmaa-algarve.org

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s