Barreiro (Mohave oil nad gas), Nigéria ( Bolad Energy), Petroleo e Gás… Oracle (Canadá)

Barreiro, Nigéria, Mohave Oil e gás natural!

A Direção Geral de Energia e Geologia acaba de assinar um contrato de prospeção e pesquisa de gás natural e petróleo em todo o distrito de Setúbal, com a empresa canadiana Oracle Energy Corporation. O Barreiro é o ponto de partida.

133780234_640A concessão estende-se a todos os concelhos do distrito de Setúbal mas, numa fase inicial, vai centrar-se no Barreiro. É um contrato válido por oito anos e representa um investimento de 15 milhões de euros.

subsidiária EXON-MOBIL
http://www.oracleenergy.com/s/Management.asp
http://www.oracleenergy.com/i/pdf/Bolad.pdf

Em Fevereiro de 2013, a Oracle anuncia que a Direção Geral de Energia e Geologia, agência do ministério português da Economia e Trabalho, lhe concedeu uma concessão de petróleo e gás no Barreiro, na bacia Lusitânia. A nova conceção prevê uma exploração de 8 anos, a expirar em 2021. A nova conceção é 95% on shore uma área aproximadamente 211,275 acres (855 km).

Nos últimos 5 anos existe um interesse renovado no petróleo e gás em Portugal tanto em on shore (terra) como offshore (mar). Estudos e perfurações confirmam a existência de 2 sistemas petroliferos e 3 explorações significantes: O Triassic Pre-Salt, a Liassic (lower Jurassic) fonte não convencional e Upper Jurassic reefs. Da avaliação dos dados existentes sobre a área a Oracle espera que todos estes 3 se encontrem na nova conceção. Portugal esta relativamente pouco explorado, tem excelentes atrativos fiscais e já tem acesso ao mercado premium Europeu.

A Mohave Oil and Gas Corporation, acordou trabalhar com a Oracle para oferecer o seu conhecimento das técnicas potenciais para a nova conceção. A Mohave tem interesses de trabalho em quase 1,72 milhões de acres (7,000 km quadrados) na base norte da nova conceção da Oracle. A Mohave recentemente completou perfurações e abriu 23 poços como parte inicial da exploração não convencional. Enquanto analises geoquímica desses poços continuam com resultados positivos, os estudos continuam.

A Mohave também perfurou o seu primeiro pré sal, a uma profundidade total de 3,240 metros. O poço encontrou uma coluna de gás a 300 metros aprisionada debaixo de sal, e penetrou aproximadamente 50 net metros de areia com boas propriedades de reserva. Apesar de não serem suficientes para comercializar com sucesso, mostrou que se pode trabalhar em pré sal em Portugal

A concessão da Oracle tem um potencial de reserva tanto na pré sal como na extensão sudoeste da fonte não convencional da Mohave. A Mohave acordou em dar ajuda técnica à Oracle em troca de uma opção de 3 anos por 25% dos interesses de trabalho da concessão, tudo sujeito à aprovação do Governo Português.

Nasim Tyab disse. “A Oracle está contente por trabalhar com a DGEG e a Mohave nesta excitante aventura. Acreditamos que será um importante marco no petróleo e gás de Portugal. E esta nova concessão é uma boa oportunidade para a Oracle segurar trabalho no país.”.

A Oracle é uma corporação canadiana de petróleo e gás focada em oportunidades na Europa e em África. A Oracle está decidida a crescer através de valor criado pela exploração, desenvolvimento e produção – inicialmente na Nigéria e Portugal.

logo

O CEO da Oracle é Nasim Tyab, foi co-fundador e diretor da Mohave Exploration & Prodution inc. de 2006 a 2010, companhia com ligações à Porto Energy Corp com interesses de petroleo e gas em Portugal e Africa.

20070820-mepi

 Nigeria

gal.06.nigeria.afp.giLA Oracle entrou num acordo “MOU” Memorandum of Understanding com a Bolad Energy Company Ltd, Corporação nigeriana. O objetivo da Oracle é assegurar a participação como parceiro técnico e financeiro na nova Marginal Field, anunciada pelo Nigerian Departement of Petroleum Resources. Marginal Fields são locais com propriedades de gás e petróleo que ainda não foram comercializados, mas já foram minimamente explorados. Estes campos só estão abertos para companhias nigerianas.

A Bolad foi formada em 2006 e têm uma equipa com experiência de executivos de antigas companhias de petroleo, com provas dadas. A Bolad tem grande relação com o governo da Nigéria, e com responsáveis pelo regulamento e operações de empresas a operar na Nigéria.
A Nigéria tem reservas de gás e petróleo provadas estimadas pela United States Energy Information Administration (EIA) em 37,2 biliões de barris. Fazendo da Nigéria 0 10º maior local de reserva de petroleo no mundo, e o 7º maior em gás natural. Em 2011 a sua produção de crude era de 2,5 milhões de barris por dia.

images   hajjaj_oil_2008_2   photo_1351777254314-3-0

Advertisements

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s