SISMOS E GAS FRACKING

O fracking causa tremores de Terra?

A pouco mais de uma década apareceu o “ slick – water fracks”. Que iniciou os grandes problemas ao nível de contaminação das águas, devido aos químicos utilizados nas misturas para provocar as fraturas. Hoje as comunidades têm de começar a pensar sobre a possibilidade de que também provoca tremores de terra.

Relatórios oficiais submetidos para a  EPA pelo grupo ambientalista  Natural Resources Defense Council pede á EPA para “olhar para o potencial do fracking provocar tremores de terra”. Em 2009, o Wall Street Journal chamou aos tremores de terra “o grande problema da indústria do gás natural”

Texas Barnett Shale

No Texas, o campo Barnett tem cerca de 14,000 poços de gás natural e pelo menos 200 poços para as aguas e resíduos contaminados. Nos anos recentes, uma serie de pequenos tremores de terra foram sentidos em várias zonas do Texas. O  Fort Worth Business declarou: “é claro que os incidentes tem aumentado com o aumento de produção nas ultimas décadas”.

 John Ferguson, professor de geociência na Universidade do Texas, disse: “o processo de extração de gás afeta a pressão interior na terra, o que é o tipo de coisa que perto duma falha, provoca tremores de terra.”

Em Agosto de 2009, investigadores da Southern Methodist University, disseram que resultados preliminares do seu estudo mostra “possíveis ligações” entre poços de injeção e pequenos tremores de terra em Dallas.

Tremores de terra em Arkansas

Desde Outubro de 2010, a cidade de  Guy, em Arkansas tem experimentado centenas de pequenos tremores de terra, algumas das vezes a um ritmo de 3 ou 4 por minuto. Investigadores do ( AGS) Arkansas Geolical  Survey tem investigado estes tremores, dos quais o maior foi de 4.0 de magnitude e mais recentemente um de 4.3, em Fev. de 2011

Nos últimos 6 anos, perto de 3,700 poços de gás natural foram furados para fracking, a maioria numa área onde a cidade de Guy fica no centro. Existem pelo menos 6 poços para resíduos a menos de 500 milhas em volta da cidade. A imprensa local relata que o número de tremores de terra no Arkansas em 2010, mais de 600, quase iguala todos os tremores de terra no Arkansas nos últimos 100 anos.

Em Outubro o website  Arkansas for Gas Drilling Accountability disse: “ temos agora um total de 100 tremores de terra em Outubro. Pensem bem. Fracking causa tremores de terra… tremores de terra podem danificar estorturas de cimento… estorturas de cimento são a linha da frente para nos proteger da poluição da água pelos fluidos do fracking.”

Em fev.  Scott Ausbrooks da AGS disse á AOL News que os tremores de terra “estão a ficar mais fortes” e que ele consegue ver uma “ligação direta” com os poços de injeção.

Mais tremores de terra

No estado de Nova York, centenas de poços estão a ser planeados, incluindo em áreas urbanas.

“ Já existem perfurações em todo o estado de Buffalo”, diz a ativista Pat Carson. “ Tem havido um aumento estável de tremores de terra no estado de N.Y. desde que começaram as perfurações. A indústria planeia perfurar ao longo do  Lake Erie, onde existe uma grande falha.” Se eles a “acordam” pode ser uma catástrofe para toda a região.

A advogada e ativista  Rachel Treichler esta a trabalhar na oposição aos poços para líquidos tóxicos planeados para  Finger Lakes. “ Tivemos 2 tremores de terra associados com poços para desperdícios”, disse ela.

“Nenhuma comunidade é um local próprio para injeções profundas de resíduos tóxicos”. Existem demasiados relatórios sobre contaminação e tremores de terra derivado a este tipo de poços”. Disse.

Em, Fevereiro de 2011, Buffalo City Council baniu o gas fracking e a descarga de aguas toxicas nos limites da cidade e está a alarmar outras cidades para fazer o mesmo.

Oklahoma tem sido atingida por uma serie de terramotos desde Outubro de 2010, incluindo um de 5.1 o segundo maior da história do estado.

Em West Virginia, parte do campo  Marcellus Shale, têm sentido vários tremores de terra desde 2010. Martin Chapman, director da  Virginia Tech Seismic Observatory disse “ Aqui há gato” mais “e tenho fortes suspeitas que esta associado ao gas fracking”. “ alguns geólogos suspeitam que as altas pressões e as aguas residuais lubrificam velhas falhas, permitindo que escorreguem e criem pequenos tremores de terra.

Indução sísmica

Em Maio de 2009, o geólogo de Calvary, Jack Century, presidente da  J.R. Century Petroleum Consultants ltd, deu um seminário sobre indução sísmica induzida pelo homem.

Century está na indústria á décadas, disse que “principalmente, é a injeção de água, mas também é a produção de petróleo e gás que estão a sobrecarregar as falhas na terra”. “Quantidades massivas de líquidos mudam a pressão onde estão as falhas o que as faz mover”. Diz depois de começar atividade sísmica, não pode ser desligada.

O Dr. David Oppenheimer, um sismologista disse: “que o fracking pode certamente gerar tremores de terra, porque é assim que as fraturas são feitas. Dr. Cristian Klose geóloga, investigadora cientifica na Columbia

University disse “o risco de tremores e terra são intensificados pelo hydrofracking.

Dr. Klose também aponta o sistema  CCS (carbon capture and storage) como possível causa de sismos. Disse

“ Enquanto as ondas sísmicas desses tremores de terra podem não ameaçar o publico diretamente, pequenos sismos profundos podem ameaçar a integridade dos reservatórios de C02 que se espera que resistam por 100 a 1000 anos.

Reputação perturbada

A reputação do gas shale como fonte de energia fóssil limpa que poderia durar por um século ou mais, esta rapidamente em queda.  Abrahm Lustgarten disse que uma nova investigação pela EPA mostra que as emissões de gases efeito de estufa do fracking é “quase 9.000 mais elevado que previamente calculado” porque o metano associado ao ciclo de vida da produção de gás. VÊ:  “Methane: Integrity versus Integrity  Management,” Watershed Sentinel, September-October 2010.]

A perfuração e o fracking poe em perigo os lençóis de água, acaba com rios e lagos, e ameaça com terramotos todo por um bom lucro das corporações, que depois deixa as consequências com os cidadãos locais.

 Andrew Gould, CEO da  Schlumberger, disse que a industria de produção de gas natural por fracking é caracterizada pela “força bruta e ignorância” .

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s